domingo, 10 de julho de 2011

O chiqueiro do mundo
Lucas 15-11; 24
A palavra do Senhor nos diz que o filho mais moço pediu ao pai a parte da herança que lhe pertencia e foi se embora de casa. Talvez aquele moço tivesse acabado de completar a sua maior idade, seus 18 ou 21 anos, mas o fato e que ninguém toma uma decisão dessas da noite para o dia. Certamente durante a sua adolescência ele alimentou esse desejo no seu coração, ele fez plano, a quando eu for maior de idade eu vou pedir o que é meu. Vou pegar a minha parte e vou cuidar da minha vida vou ser dono do meu nariz. Certamente esse rapaz foi um jovem problemático, tudo que o pai fazia não estava bom. Quantas vezes o pai deve ter escutado o seguinte: a velho quando eu crescer vou te deixar sozinho! E o filho rebelde sempre faz isto com o pai, quando o pai não da aquilo que ele quer.
(Podemos fazer aqui um paralelo com aquele crente que vivi na igreja dando trabalho para o pastor. Tudo que faz pra ele não ta bom, vivi murmurando, qualquer coisa quer ir embora, quer mudar de igreja).
O pai quando tem um filho problemático ele perde a confiança no filho, ele esta sempre com um pé atrás com aquele filho. Com o crente também não e diferente, o pastor pensa duas vezes antes de entregar um cargo nas mãos do crente problemático, Deus pensa duas vezes antes de ungir o crente problemático. Aquele jovem se achava pronto para conquistar o mundo e desprezou a companhia do pai os conselhos do pai, a casa do pai, a proteção do pai, o amor do pai pelo amor do mundo. Deixou a amizade do pai pra se fazer amigo do mundo. Mas a palavra do Senhor nos diz que aquele que se constitui amigo do mundo se torna inimigo de Deus. Mas ele trocou o certo pelo duvidoso, porque o amor do pai era verdadeiro, a amizade do pai era fiel. E o amor do mundo e falso, a amizade do mundo e infiel.
Poucos dias depois ele partiu, foi o tempo suficiente apenas para ele vender as suas terras os seus animais. Ajuntou tudo e foi viver em uma terra distante. Foi viver no pecado desperdiçando o seu tesouro, desperdiçando aquilo que não avia lhe custado nada. Mas o seu pai derramou gotas e gotas de suor e anos da sua juventude, para que seu filho tivesse aquela riqueza nas mãos.    (presta atenção no mistério) quantas vezes o homem sai da casa de Deus e vai pro mundo, despreza, joga fora o tesouro que Deus lhe deu. Que pra ele não custou nada, que foi de graça. Mas se esquece que um dia alguém derramou lagrimas suor sangue e a sua vida na cruz do calvário para que eu e você tivéssemos o tesouro da salvação.
Aquele filho quando saiu da presença do pai carregava com sigo uma fortuna, mas com o tempo aquele dinheiro foi se acabando ate ele ficar sem nada. O homem quando sai da casa do Senhor, quando sai da presença de Deus, ele ainda carrega no seu coração um tesouro. Um temor de Deus, ele ainda tem um receio do pecado. Algo que foi adquirido quando ele estava na presença de Deus, quando ele ainda participava da mesa do pai. Mas com o tempo satanás vai roubando esse tesouro vai tirando o temor do coração do homem e enquanto ele não vê o homem na lama junto com os porcos ele não fica satisfeito.  (a comunhão com o pai se acabou, a proteção do pai se acabou, os conselhos do pai se acabaram e o homem começa sentir fome).
A palavra nos diz que ele foi apascentar porcos, se ajuntou com os porcos foi morar no chiqueiro. Na lama no mau cheiro, suas roupas se rasgaram, suas sandálias se acabaram, o seu anel ele vendeu por alguns trocados. Ele desejava encher o seu estomago com as bolotas, mas nem isso erra lhe dado.
Esse e o retrato do crente que se desvia dos cominhos do senhor. Vai viver no meio dos porcos porque a palavra diz não lanceis as vossas perolas aos porcos, comparando a porcos aqueles que alem de não aceitarem a palavra ainda blasfema dela, vai viver no chiqueiro na lama do pecado, que fede diante de Deus. As suas vestes que eram brancas agora são imundas, os seus pés que eram causados para pisar em serpentes e escorpiões.
Agora qualquer formiginha qualquer espinho por menor que seja faz o homem parar. O anel que representava autoridade que dizia eu pertence a uma família, quando ele se entregou aos pecados do mundo, assim como adão entregou a autoridade que Deus lhe deu para satanás. Ele também entregou a sua autoridade o seu anel em troca do pecado.
Mas a palavra também nos diz que ele levantou-se e foi para o pai (a bíblia diz que aquele que esta de pé cuide para que não caia). Cair e fácil, mas se levantar e difícil    
Aquele rapaz na lama com as veste imundas reconhece que pecou e deseja a presença do pai deseja os conselhos do pai deseja o amor do pai. E resolve voltar para a casa do pai.                                            
Aquele pai que durante muitos anos avia estado com os olhos no horizonte, dia após dia hora após hora, minuto após minuto esperando a volta do filho.  E aquele pai que conhecia ate o jeito do filho andor ele reconhece o filho de longe. O filho certamente estava: barbudo cabeludo roupas rasgadas descalço fedido. Mas ainda era seu filho amado, a bíblia diz que o pai correu ao seu encontro. Aquele homem velho cansado de esperar. Arrumou forças e pra cada passo que o filho dava em direção a ele, ele dava dez e direção ao filho.
E ordena aos seus criados que seja lhe dado vestes limpas, sandálias nos pés e anel no dedo. Três coisas que Deus faz com o homem que se arrepende vestes brancas, perdoa os pecados, anel no dedo nome escrito no livro da vida você pertence a família de Deus e  sandálias nos  pés, autoridade pra pisar na cabeça de satanás.

        Que nos possamos aprender a dar valor naquilo que nos temos, na casa do Senhor, e deixar de desejar as coisas do mundo porque isso é só ilusão.      Ass. Bim Lelder




Nenhum comentário:

Postar um comentário