domingo, 3 de julho de 2011

O CEGO DE BETSAÍDA, A CURA DOS OLHOS E DA MENTE
MC 8:20-26
Veja bem a cena: Jesus pega aquele cego pelas mãos, tira pra fora da aldeia, cospe nos olhas empoe-lhe as mãos, e pergunta se ele esta enxergando bem, ao constatar que a visão do cego ainda não estava perfeita; Jesus empoe-lhe as mãos novamente e agora o cego, já não era cego e podia ver perfeitamente. Tem muitos crentes que quando lêem essa passagem ficam meio encabulados sem entender direito, porque aparentemente Jesus teve que fazer duas orações pra curar uma enfermidade, pra curar a cegueira que aquele homem tinha. Eu quero dizer pra você que o poder de Deus em Jesus era infinito, se ele quisesse Ele não precisaria nem de impor as mãos só Dele olhar para aquele cego ele seria curado, a, mas então pra que Ele teve que orar duas vezes para aquele homem se curado? Porque nada que esta na bíblia e por acaso, Deus sempre esta querendo nos ensinar alguma coisa através da sua palavra, ele sempre tem uma mensagem pra nos edificar pra nos fazer homens e mulheres melhores diante dele.
Primeiro ponto que tem que ser entendido nessa passagem e que aquele homem não tinha só uma enfermidade conforme se imagina ao lermos desatentos, essa palavra. Aquele homem tinha duas enfermidades que não o deixava enxergar, duas! não era uma era duas. Pra você começar a entender eu quero dizer pra você que ninguém enxerga com os olhos, nem eu nem você, ninguém. Os olhos fazem apenas a capitação da imagem e dali ela e levada pelo nervo óptico até o cérebro até a mente do homem onde à informação que os olhos captaram e processada e se torna em imagem. E igual à câmera de um celular, de uma filmadora qualquer. Aquela lentezinha que tem ali faz à capitação da imagem e através de fios a imagem e levada ate um processador que esta no interior do aparelho onde a imagem e processada e gravado na memória, e igualzinho o que acontece conosco. Mas aquele homem não conseguia enxergar a luz a luz não penetrava nos seus olhos. Ele tinha um Problema nos olhos, mas esse problema causou um problema maior ainda; porque o mecanismo cerebral responsável por processar todas as imagens que olhos captavam, esse mecanismo que existe no cérebro atrofiou, deixou de funcionar. E isso não tem cura, mesmo nos dias de hoje, mesmo com todos os avanços da medicina. Se a cegueira e nos olhos faz se um transplante de córneas, se o problema e catarata operam-se e o homem volta a enxergar, mas se o problema e no cérebro na mente não tem medico que de jeito. E essa era a situação daquele homem ele tinha um problema nos olhos que lhe causou um problema na mente, aquele homem então tinha duas enfermidade; nos olhos e na mente. Jesus cura os olhos daquele homem, e pergunta como você esta enxergando? Ele diz: eu estou vendo os homens como arvores andando, ai Jesus empoe novamente as mãos sobre aquele homem e cura a sua mente e ele começa a enxergar perfeitamente.
Agora a mensagem que Jesus quer nos ensinar através dessa passagem, e que os olhos do crente são abertos quando ele aceita Jesus, todos nos éramos cegos andávamos nas trevas, mas no momento que nos aceitamos a Jesus os nossos olhos foram curados a luz entrou dentro de nos, Ele mesmo disse eu sou a luz do mundo, a palavra também nos diz que a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram mais as trevas que a luz. O homem sem Jesus esta cego para as coisas de Deus. Jesus cura os nossos olhos a luz entrar no interior; mas só que tem um problema aquele tempos de escuridão que nos passamos no mundo deixou a nossa mente doente e nos ainda não podemos enxergar perfeitamente, Paulo disse que nos temos que nos transformar pela renovação da nossa mente, que dizer que depois de aceitar Jesus depois que a luz entrou, ainda tem muita coisa pra se mudada aqui dentro, o crente tem que ser humilde igual aquele cego tem que dizer Jesus me ajuda porque a minha visão ainda não ta boa não eu ainda não to enxergado as coisas como elas realmente são não. Eu to vendo homens como arvores como simples objetos, e quantos crentes não estão assim? Aceitou a Jesus os seus olhos foram abertos, ele hora, jejua, prega, canta, faz a obra e temente a Deus, mas quando ele olha pro seu irmão ele vê o irmão como um arvore andando, como um simples objeto, se o crente e empregado ele olha pro patrão e vê um caixa eletrônico, que no final do mês é só ir lá passar o cartão e sacar o dinheiro, ele não olha para aquele homem como uma alma que assim como ele necessita do amor de Jesus. Se o crente e patrão ele olha pra empregado vê uma maquina, que se ficar velha ou quebrar e só substituir por outra mais nova. Olha pra esposa e vê a esposa como um objeto, olha pro marido e vê o marido como um objeto.  Se o irmão tem uma condição de vida melhor, ele bajula o irmão, o irmão vai à minha casa tomar um café, vai à minha casa jantar, eu vou fazer um churrasco tal dia vai lá comer um churrasquinho. Mas se o irmão e pobre e não pode retribuir aquele banquete ele evita ate conversar com o irmão. Sabe o que é isso Jesus entrou, mas o preconceito não saiu à mente precisa ser curada. Ele ainda não ta enxergando perfeitamente. Dentro da igreja ele e uma beleza de crente, mas lá fora ele mente, ele trapaceia, ele rouba, compram e não paga, não pode ver uma mulher passar que fica mexendo com ela. Porque isso porque a obra que Jesus tem pra fazer na vida daquele homem, daquela mulher não esta completa esta pela metade. Deixa Jesus terminar a obra que ele começou na tua vida, a escuridão do mundo deixou as nossas mentes doentes agora Jesus tem que curar ela. Jesus tem que mudar a nossa maneira de enxergar o mundo porque muitas vezes nos enxergamos da maneira errada e somas orgulhosos pra reconhecer o erro. Tem que dizer pra Jesus olha Jesus nessa área da minha vida a luz não entrou ainda, eu não to enxergando bem.
 Veja bem a citação daquele cego que estava orando pra ele não era o irmão Lelder aqui não? Mas era Jesus Cristo o homem dos milagres, aquele que quando os demônios o viam de longe saiam gritando, que aonde ele chegava à morte tinha que sair. Aleluia! Se aquele cego não tivesse humildade e sinceridade no seu coração ele ia ficar no meio do caminho nem cego e nem enxergando, porque quando Jesus ao impor as mãos sobre ele pela primeira vez, perguntasse pra ele você ta enxergando? Ele ia dize to e não ia terminar de receber a bênção que Deus tinha pra ele. Tem muito crente velho de igreja que Deus ainda não terminou a obra que Deus tinha pra fazer na vida dele, na família dele. Porque não tem coragem de dizer Jesus eu ainda preciso de ti, o orgulho no coração não deixa ele dizer que não ta enxergando as coisas como deveria.
Tem que ter coragem! Tem que ser sincero! Às vezes o pregador chama alguém que ta sentido uma dor qualquer, ai o irmão vai até a frente ai o pregador empoe a mão e ora: e pergunta irmão a dor na coluna foi embora? Às vezes a dor não foi embora nada, o irmão de vergonha e pra não envergonhar o pregador fala que foi, ai o pregador diz agacha pra mostrar que a dor foi embora, o irmão agacha segurando pra não fazer careta porque esta doendo muito ainda, ai sai dali e não recebe a benção por quê? Porque faltou sinceridade. Se ainda ta doendo, faz igual o cego diz Jesus o negocio ainda não ta cem por cento, o irmão! Ora pra mim de novo porque ainda ta doendo! Porque se Deus falou através dum homem de Deus que ia curar ele cura! porque Deus na pode mentir, agora se o pregador tava fazendo show só pra aparecer, porque tem pregador que se empolga e começa a fazer aquilo que Deus não mandou. Ai irmão deixa ele ser envergonhado, não seja cumpre-se de mentiras.
Salvação e uma bênção independente das outras bênçãos, que Deus tem pra nos. Salvação e a luz que entrou na tua vida quando você aceitou a Jesus, salvação e um bilhete que eu recebi no dia em que aceitei a Jesus e que me garante a entrada no céu naquele dia. Agora cura prosperidade, milagres, andar no sobre natural de Deus, tem a ver de quanto dessa luz eu tenho deixado entrar na minha mente. Quanto mais luz mais bênção, quanto mais luz mais vitória, Deus não quer míngüem recebendo bênção pela metade. Jesus te pergunta hoje como você esta enxergando?  A Jesus to vendo uns vulto mais ta bom assim mesmo. E por isso que tem muita gente que diz: eu aceitei a Jesus e a minha vida continua do mesmo jeito, Você pode aceitar Jesus e continuar miserável, você pode aceitar Jesus e continuar enfermo, naquele momento que você aceitou a Jesus você recebeu luz o suficiente pra tua salvação, mas ta faltando luz pra resolver os problemas aqui da terra, os problemas do dia a dia. Você ta vendo Jesus somente como o Jesus que salva, mas ele também e o Jesus que cura o aidético, o canceroso, paralítico o cego, e o Jesus que prospera o homem, que tira o homem da sarjeta e faz dele um empresário, e o Jesus que entra no lar destruído e reconstrói o lar, e o Jesus que entra em uma prisão e tira do fundo de uma cela o pior dos homens, e faz dele um pregador da palavra. Aleluia. Só que tem muitas igrejas por ai que não ta conseguindo enxergar esse Jesus mais. O crente aceita a Jesus se assenta no banco e continua cheio de problemas, Jesus curou os olhos mas o homem não tem dado oportunidade pra ele curar a mente também.
Jesus quando fez aquele milagre curando aquele cego ele estava também querendo ensinar algo para os seus discípulos. Porque aconteceu algo antes deles chegarem naquele local que deixou Jesus triste com os seus discípulos, com aqueles homens que já há algum tempo o seguia vendo os milagres vendo os prodígios que ele fazia. A palavra do Senhor nos diz que Jesus entrou num barco junto com os seus discípulos e que de repente eles começaram a brigar porque só tinha um pão ali com eles, talvez um dissesse pra o encarregado da comida, mas como você e descuidado esqueceu-se de comprar pão, agora nos vamos morrer de fome, o outro dizia eu trousse esse pão então eu vou comer ele sozinho, outro dizia não nos temos que repartir ele. E os ânimos ali já esta esquentando quando Jesus interrompe e diz: hei espera ai vocês com todas essas aulas você não aprenderam nada ainda? Quando Eu parti cinco pães pra cinco mil quantos cestos cheios sobraram? Doze. E quando eu parti sete pães pra quatro mil quantos cestos cheios sobraram? Sete. Vocês têm olhos, mas não vem, tem ouvido, mas não ouvem. E não entendem. Eu vou curar um sego pra vocês entenderem o que esta acontecendo com vocês, o que vocês vêem ta ficando só nos olhos não ta chegando à mente, a mente de vocês assim como a daquele sego precisa de ser curada. E quantas vezes nos estamos como aqueles discípulos, os milagres que Jesus já fez em nossas vidas davam pra escrever um livro bem grande, mas uma lutinha uma provinha financeira nós nos desesperamos, brigamos com a esposa, brigamos com os maridos com os filhos, brigamos com nosso irmão, ficamos mesquinhos iguais os discípulos brigando por causa de um pão. O pão aqui representava coisa pequena, Jesus esta dizendo que nós nos preocupamos com coisas pequenas e nós nos esquecemos das coisas grandes que ele tem feito. E não lembramos dos milagres que Jesus já fez em nossas vidas algo tem que ser mudado aqui dentro para que tudo aquilo que eu tenho visto com esses olhos que Jesus um dia abriu possa ficar gravado na mente e no coração.     Assi Bim Lelder


Um comentário:

  1. Glórias ao Senhor Altíssimo por essa Palavra!
    Que Jesus abra nossos olhos e corações cada vez mais.

    ResponderExcluir